Cliente sofre queimaduras após bronzeamento natural
Em um caso recente, uma cliente sofreu queimaduras de primeiro e segundo grau após realizar um procedimento de bronzeamento natural com fitas adesivas em um Salão de Bronzeamento
Segundo relato da autora, aproximadamente 30 minutos após o início do procedimento, já sentindo seu corpo extremamente quente, informou à funcionária que não aguentaria continuar exposta ao sol. A funcionária respondeu que era “normal” e continuou o procedimento, inclusive jogando água sobre a cliente, que permaneceu deitada a sol aberto.
O procedimento durou cerca de 2 horas e 40 minutos, e ao final, ao retirar as fitas adesivas, a autora ainda sentiu forte desconforto e mal-estar, sendo orientada apenas a tomar um banho em casa para remover o excesso do produto.
Ao chegar em casa, a cliente apresentava pele avermelhada, dor intensa no corpo e na cabeça, notou batimentos cardíacos acelerados e febre.Ao procurar atendimento, o médico constatou insolação, queimaduras de primeiro grau e taquicardia.
Nos dias seguintes, as queimaduras evoluíram para segundo grau, exigindo uso contínuo de medicamentos, pomadas e roupas leves, além de causar dificuldades de locomoção e abalo psíquico, especialmente por se tratar de uma cliente vaidosa que buscava o procedimento estético para seu bem-estar.
Em sua defesa a clinica alegou que a cliente foi de livre e espontanea vontade, sabendo dos riscos de se expor ao sol, que poderia ter saido a qualquer momento. Alegou tbem que sua clinica esta autorizada a funcionar e que utiliza produtos regulados pela ANVISA.
Na Sentença o juiz entendeu que:
Nos tratamentos estéticos, o entendimento é que a clínica tem obrigação de resultado. Na prática, significa que, se o cliente não fica satisfeito ou sofre um dano, a clínica é responsabilizada, mesmo que tenha seguido todos os cuidados.Se isso não acontece, a culpa do profissional é presumida — o que significa que a clínica precisa provar que fez tudo certo, ou será responsabilizada.
No caso específico, o juiz explicou que procedimentos de bronzeamento sempre têm algum risco, porque a pele de cada pessoa reage de forma diferente. Não existe tempo de exposição ou técnica que garanta 100% de segurança.Porém, o ponto central é que o procedimento não alcançou o resultado esperado, ou seja, a cliente não ficou bronzeada como queria, e ainda sofreu danos. Outro ponto levantado pelo magistrado, foi a falha no acolhimento a cliente, a clinica não apresentou nenhum documento que comprovasse ter prestado atendimento pós procedimento.
O que sua clínica pode aprender com este caso, quais os documentos necessários para sua proteção:
Nenhum procedimento é 100% seguro, principalmente em casos de bronzeamento e procedimentos de estetica, por isso ter uma documentação jurídica adequada não só te protege como tbem garante segurança para trabalhar.
Só ter licença para funcionamento e trabalhar com produtos autorizados pela ANVISA, não te garante segurança. O que te Proteje é a documentação necessária, a orientação e o cuidado com o acolhimento ao cliente.
Documentação juridica que vai te proteger:
- Avaliação prévia de saúde e contraindicações;
- Consentimento informado detalhado;
- Registro de intercorrências;
- Treinamento da equipe para interromper procedimentos em caso de risco;
- Acompanhamento pós-procedimento para orientar sobre cuidados e sinais de alerta.
O resultado?
A conta ficou bem mais cara do que o bronzeamento: além de indenização de danos morais no valor de R$6.000 mil, a clínica ainda teve que pagar advogado, custas do processo e sofreu arranhão na reputação devido a repercussão negativa.
Conclusão: prevenção é o melhor investimento
Sem a documentação jurídica adequada, você fica vulnerável.
Afinal, mesmo o melhor profissional do mundo está sujeito a uma intercorrência. Mesmo a clínica mais moderna e equipada pode escorregar num detalhe — e detalhe, quando o assunto é saúde, custa caro.
�� Só o alvará ou produtos autorizados pela ANVISA não garantem segurança.
Quer evitar que sua clínica passe pelo mesmo? Preencha o formulário e receba uma análise gratuita da sua documentação. Esse pode ser o detalhe que salva sua clínica de um processo caro e de perder clientes
Preencha o formulário e receba uma análise personalizada da sua documentação. (clique aqui)